Creme dental Regenerate. Mito ou verdade?
Recentemente, foi lançado o creme dental Regenerate para pacientes com perda de esmalte e muitos pacientes têm questionado sobre a efetividade do produto.
O que é a erosão dentária?
Resumidamente, é a perda de estrutura dentária pela ação direta de ácidos endógenos (acidez do refluxo gástrico) e/ou exógenos (consumo de bebidas ou alimentos ácidas) que descalcificam a estrutura mineral do dente.
Como podem ser percebidos os sinais e sintomas?
Sensibilidade aumentada a alimentos gelados, doces ou ácidos em mais de um dente
– Aumento da lisura dos dentes, com aspecto polido
– Diminuição da espessura do esmalte
– Alteração da cor dos dentes
– Surgimento de “ilhas de dentina” expostas na superfície dentária
Por que o esmalte sofre erosão com ácidos?
O esmalte dentário é uma estrutura cristalina calcificada que é formada muito antes do dente nascer. Depois de formado, as células que formam o esmalte desaparecem e portanto, esmalte perdido não pode mais ser regenerado. Na boca, o esmalte passa por constantes trocas minerais com a saliva. Quando o meio bucal está com pH baixo (abaixo de 4.5 em geral) o esmalte perde minerais para saliva e enfraquece sua estrutura. Se essa perda progride e ocorre de forma muito constate, a conseqüência é uma perda gradual da espessura. Porém, quando pH da boca aumenta, os minerais disponíveis na saliva são capazes de retornar à estrutura cristalina. Esse é o mesmo mecanismo da cárie, que em geral, ocorre em pontos isolados com má higienização. Na erosão ácida, como todo o meio bucal sofre essas alterações, a perda mineral é mais generalizada.
Não como ou bebo coisas ácidas com frequência, mas o dentista falou que talvez eu tenha erosão. Isso é Possível?
Sim, pois um estudo recente verificou que a saliva de algumas pessoas não conseguem neutralizar a acidez do meio bucal com facilidade. Assim, qualquer alimento mais ácido deixa a boca ácida por muito tempo afetando o esmalte. Nesses casos, o uso de saliva artificial manipulada pode ser uma boa estratégia.
Se o esmalte perdido não se forma de novo, o que posso fazer?
O mais importante é descobrir a causa e tentar evitar mais perda por erosão ou por abrasão com a escova de dente, por exemplo. Em seguida, há a possibilidade de restaurar a estrutura perdida com resinas ou cerâmicas.
E o creme dental regenerate? Ele regenera o esmalte?
Na verdade não é uma regeneração verdadeira. Porém, ele produz uma superfície cristalizada sobre o dente deixando o esmalte mais resistente e mais espesso conforme comprovam alguns estudos. Outros produtos também estão em desenvolvimento e parecem ser uma promissora alternativa. No entanto, ele é indicado para casos iniciais, sendo o rápido diagnóstico muito importante para a prevenção de maiores danos.
Em caso de dúvidas, pergunte ao seu dentista ou entre em contato conosco.
Referências: 1: Jayasudha, Baswaraj, H K N, K B P. Enamel regeneration – current progress and challenges. J Clin Diagn Res. 2014 Sep;8(9):ZE06-9. 2: Huang Z, Newcomb CJ, Zhou Y, Lei YP, Bringas P Jr, Stupp SI, Snead ML. The role of bioactive nanofibers in enamel regeneration mediated through integrin signals acting upon C/EBPα and c-Jun. Biomaterials. 2013 Apr;34(13):3303-14. 3: Chatzistavrou X, Papagerakis S, Ma PX, Papagerakis P. Innovative approaches to regenerate enamel and dentin. Int J Dent. 2012;2012:856470.
Responsável pela postagem:
Dr Paulo Marcio Yamaguti – Especialista em dentística, mestre e doutor na área de Saúde Bucal, pós-doutorado em Patologia Oral Molecular.