Erosão ácida do esmalte
A erosão ácida do esmalte é um assunto que está sempre exposto na mídia, nos comerciais de creme dental, em revistas voltadas para a saúde, e é um assunto que desperta dúvidas e curiosidades.
O que é erosão ácida?
Resumidamente, é a perda de estrutura dentária induzida pela ação direta de ácidos endógenos (acidez do refluxo gástrico) e/ou exógenos (consumo de bebidas ou alimentos ácidas) que descalcificam a estrutura mineral do dente.
Quais os sinais e sintomas?
– Sensibilidade aumentada a alimentos gelados, doces ou ácidos em um ou vários dentes
– Aumento da lisura dos dentes que ficam com aspecto polido
– Diminuição da espessura do esmalte
– Alteração da cor dos dentes
– Surgimento de “ilhas de dentina” expostas na superfície oclusal dos dentes deixando-os sensíveis
Os sinais e sintomas podem se confundir com o de outros problemas?
Sim, pois a sensibilidade a alimentos gelados, doces ou ácidos também ocorrem nos casos de retração gengival, desgastes por atrição ou abfração (como nos casos de bruxismo ou traumatismos), desgastes por abrasão (escovação excessiva ou uso de substâncias abrasivas), e também em casos de lesões cariosas.
Quais os problemas relacionados à erosão ácida?
Os problemas podem ser estéticos e/ou funcionais. Nos casos em que a erosão não é diagnosticada a tempo, o pacientes podem ter dor de dente constante, diminuição da resistência do dente (maior suscetibilidade à doença cárie e micro-fraturas), alteração da cor dos dentes, perda da dimensão vertical de oclusão (perda da altura de mordida dos dentes em função do desgaste), e até mesmo, risco de perder a vitalidade da polpa do dente.
Existem pessoas mais suscetíveis?
Sim. Em primeiro lugar, aquelas que apresentam refluxo gastro-esofágico e aqueles que consomem alimentos ácidos constantemente. Além disso, em recentes estudos, pesquisadores observaram que algumas pessoas têm uma menor capacidade salivar para neutralizar a ação dos ácidos e recomendaram que todas as pessoas deveriam beber água logo após beber sucos ácidos (1) e em casos mais severos, realizar bochechos com soluções antiácidas (2). A habilidade de neutralizar ácidos depende da qualidade e quantidade da saliva, que podem estar alteradas em algumas pessoas.
Quais alimentos são ácidos?
Para afetar o esmalte o dente, o pH do alimento deve ser inferior a 5.5. O pH (medida da acidez) dos alimentos e as medidas variam muito. Listamos abaixo alguns alimentos muito prejudiciais aos dentes:
– Refrigerantes (Coca-Cola principalmente, por conter o ácido fosfórico, pH 2.5)
– Sucos industrializados (ricos em ácido cítrico, pH 2 a 4.5)
– Frutas cítricas (laranja, limão, tomate, morango, abacaxi, pH 3 a 4)
– Balinha tic-tac (pH 3 e rica em ácido tartárico)
– Outras guloseimas azedas (pH 2 a 4).
– Água gaseificada artificialmente com gás carbônico (pH variável)
Esse assunto é extenso. Dúvidas podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@clinicapioxii.com.br
Consulte o seu dentista regularmente!
Referências:
1) Lussi et al (2012). clinical Study Monitoring the pH on Tooth Surfaces in Patients With and Without Erosion. Caries Res. 2012 Jul 14;46(6):507-512.
2) Turssi et al (2012). Eur J Oral Sci Aug;120(4):349-52. Counteractive effect of antacid suspensions on intrinsic dental erosion.
3) Schlueter et al (2012). Adv